18 fevereiro, 2007


DA EXTINÇÃO

Leio o último livro – romance não é, mas é muito melhor do que se fosse – de Enrique Vila-Matas, Doutor Pasavento (acabado de sair na Teorema). E logo a primeira página deste meta-romance-ensaio me traz ao meu domínio mais próprio e mais próximo, o do ensaio, quando aí leio: «... paradoxalmente, toda essa paixão por desaparecer, todas essas tentativas, chamemos-lhe suicidas, são ao mesmo tempo tentativas de afirmação do meu eu.»

Estou em casa, em pleno paradoxo do ensaio. Mas só tenho perguntas, e não admira, porque também isto é o mais próprio do ensaio. O que é o ensaio? Vila Matas sugere-me: pode ser a biografia a retirar-se (o deus absconditus a ocultar-se) e a subjectividade pura a afirmar-se. O ensaio é o poema sem eu? A voz sem sujeito? A ideia a emergir de um corpo que quer dar a ver, e ao mesmo tempo vai apagando e reacendendo intermitentemente, numa escrita tacteante?


A poética do ensaio, que é o género por excelência do diferimento na relação com a sua matéria (que persegue e nunca alcança totalmente, e tem consciência disso – senão não seria ensaio, mas estudo ou tratado), será, como a do «romance» de Robert Walser, de W. G. Sebald ou do próprio Vila Matas, uma poética da extinção? É com certeza a poética que serve a uma forma de escrita ex-perimental, isto é, uma travessia de risco. E uma cegueira benigna que nunca deixa ver bem onde se irá dar, e que possibilita quase sempre a visão clara, e sobretudo funda, das coisas.
Blindness & insight.

Sem comentários: