17 junho, 2007

FACES DA PEDRA-XISTO





1.

como uma pedra-canto das origens

me chegas projéctil amputado

sibilando no éter regressado

do fim dos tempos para te dares a ouvir

num presente que não te escuta

mostras no flanco a ferida o ADN
de uma raça extinta de aedos e profetas
que em ti alimentaram ilusões
e te ocultaram a cegueira
de tempos por vir



2.

como uma pedra-pássaro
de asas cortadas vences
em voo rasante e triste
o atrito da dor
na massa pesada do ar
no desbotado veneno em que a custo
se ouve ainda o teu lamento______

onde se viu antes um pássaro assim
pálido e lilás e desasado?



3.

como uma pedra-peixe te imagino
em fundos insondáveis
sobrevivente de milénios
prova provada de que o tempo se vence
com as manhas que o corpo aprende
no desprezo da sorte cujos fios
outros poderes tecem e destecem_______

mas é no corpo que se acende a eternidade



4.

como uma pedra-barco que navega
sem medo entre escolhos e baixios ___
porque navegar é preciso e o viver
sem quilha firme mais morte me parece ___
daqui te saúdo negro navio fantasma
sapato voador esporão-promessa
quebra-gelos dos mares da noite escura



5.

como uma pedra-arado feita luz
de relha em riste no sulco da semente
riscas a terra como quem escreve versos
casando linhas que foram separadas
pela desmemória da língua
e a tua ponta de lápis-ferro
volta a inscrever ano após dia
na carne da gleba e da escrita



6.

como uma pedra-arma cais a pique
rachas-me a mente nasce a clari
vidência incendeias-me a alma e
o corpo sabe______ abres-
-me as portas dos lugares da morte
onde outras armas vão extinguindo
todas as luzes _____ e a tua centelha
de Prometeu matéria-prima roubada
por ladrão a ladrão deixará cegos
todos os deuses das trevas e da guerra ______

até ver...

(As fotos originais são de Vina Santos. A pedra foi encontrada por mim, que também a trans-figurei nestas imagens).


Sem comentários: